sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Clima

            Clima é a "sucessão habitual dos tipos de tempos, dinamizada pelas de ar".

Elementos e fatores climáticos - Os elementos atuam diretamente no clima; os fatores atuam indiretamente. Os elementos climáticos são a temperatura, a chuva, as massas de ar, a umidade e a pressão atmosférica. Os fatores climáticos são a latitude, a continentalidade, a altitude etc.

            As principais massas de ar que atuam no Brasil são:

-          massa equatorial atlântica (mEa) - quente e úmida com maior atuação nos litorais norte e nordeste ocidental.
-          massa equatorial continental (mEc) - quente e úmida. Origina-se na Amazônia e, durante o verão, provoca chuvas em grande parte do país (norte, nordeste e centro).
-           massa tropical atlântica (mTa) - quente e úmida com grande atuação na fachada leste do país.
-          massa tropical continental (mTc) - quente e seca com maior atuação na porção sudoeste do Brasil.
massa polar atlântica (mPa) - fria e úmida, com maior atuação na região Sul. Durante o inverno pode atingir tanto o litoral nordestino como a Amazônia Ocidental, onde provoca as "friagens".

Quanto a distribuição de das chuvas no Brasil, podemos dizer, de modo geral, que o país é bem servido por chuvas, recebendo em média mil milímetros por ano. Entretanto, a distribuição geográfica das chuvas no decorrer do ano não é uniforme, existindo três tipos de áreas, a saber:

• áreas de chuvas abundantes – porções centro-ocidental da Amazônia, litoral sul da Bahia e serra do Mar, São Paulo, com mais de 2.000 mm/a;

• áreas de chuvas escassas – Sertão nordestino e vale médio do São Francisco, incluíndo o norte de Minas Gerais, com menos de 1.000 mm/a;

• áreas de chuvas satisfatórias – abrange o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, com índices oscilando entre1.000 e 2.000 mm/a.

Quanto aos principais regimes pluviométricos, temos:

• equatorial, com chuvas abundantes o ano todo;

• tropical, com chuvas concentradas no verão;

• subtropical, com chuvas bem distribuídas no decorrer do ano;

• semi-árido, com chuvas escassas mal distribuídas e mais concentradas no outono-inverno.


Brasil: um país tropical  - A tropicalidade do Brasil, caracterizada pelo predomínio de climas quentes e úmidos, decorre fundamentalmente da sua localização geográfica no globo: 93% do território brasileiro situa-se na zona tropical (temperaturas elevadas) e 92% situa-se no hemisfério sul ou hemisfério oceânico, onde ocorre predomínio de massas líquidas (elevada umidade).

            Apesar da tropicalidade ser predominante no país, ocorre que em virtude da grande extensão territorial, bem como da posição geográfica e diversidade morfológica (relevo), seu clima não é único ou uniforme em todo o país; ao contrário o território brasileiro apresenta diversos tipos climáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário